Professor Vladmir Silveira

Inscrições de professores para banco de talentos do UFMS Digital podem ser feitas até 24 de julho
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Inscrições de professores para banco de talentos do UFMS Digital podem ser feitas até 24 de julho

Docentes da UFMS podem compor o banco de talentos do programa UFMS Digital. O objetivo é a produção de materiais didáticos para os três cursos ofertados na modalidades a distância: Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação. As inscrições estão abertas até 24 de julho pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). As bolsas terão valor de R$ 2 mil para cada 17 horas da carga horária total da disciplina. “O processo está aberto para qualquer professor efetivo da UFMS, mas principalmente para aqueles que atuam com pesquisa ou já lecionam em disciplinas que estão na matriz curricular dos cursos”, apontou o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules Sandim. Conforme o diretor, o banco de talentos será composto por todos os interessados que se cadastrarem e, à medida que as produções dos materiais didáticos iniciarem, considerando a lista de oferta dos cursos, os professores serão consultados e, em caso de confirmação de interesse, serão convocados para a produção de material didático para disciplinas específicas dos cursos. A lista de disciplinas que compõem as matrizes curriculares pode ser acessada no portal agead.ufms.br/ufms-digital. Se convocado, o professor será o responsável pela produção do material da disciplina, sua organização no AVA UFMS, a elaboração das atividades e seu cronograma de execução, plano de ensino, além da formação e acompanhamento dos professores tutores durante a execução da primeira oferta da disciplina. “Todas estas atividades serão apoiadas muito proximamente pela Secretaria de Inovação Pedagógica Digital (Seped), da Agead”, lembrou o diretor. A publicação da relação final dos candidatos inscritos para o banco de talentos está prevista para 26 de julho no portal da Agead, onde pode ser acessado também o edital de cadastro com todas as informações sobre o processo. A previsão para início das atividades é agosto. Fonte: UFMS

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Publicação de livros digitais pela Editora UFMS contempla comunidade universitária e autores externos

Fonte: UFMS Professores, técnicos administrativos e autores externos à Universidade têm até 4 de setembro para enviarem propostas para a publicação de livros digitais pela Editora UFMS. A oportunidade é viabilizada por meio do edital Publica UFMS 2022 e a inscrição deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). Conforme a secretária da Editora UFMS, Elizabete Aparecida Marques, a seleção é voltada a  livros de caráter mais teórico e científico de no mínimo 150 e no máximo 300 páginas.  “O edital não contempla textos de caráter pessoal como biografias e memórias, nem livros literários e materiais didáticos como manuais, guias e glossários. Dissertações e teses, por exemplo, precisam passar por uma reformulação formal e textual para adequação ao gênero livro e evitar similaridades”, explicou. As obras têm de ser inéditas e, no caso de autores que não são do quadro da Universidade, devem ser também referentes ao estado de Mato Grosso do Sul. Ao todo serão investidos R$200 mil de recursos próprios da UFMS nesta ação. Esta é a segunda vez que a publicação é aberta a autores de fora da Instituição. “Trata-se de uma ótima oportunidade para que trabalhos externos à UFMS sejam produzidos e divulgados pela Editora”, apontou a secretária. O responsável pelo envio da proposta será denominado coordenador e cada coordenador poderá enviar até três livros para publicação em 2022. A previsão de publicação dos livros digitais é de até 12 meses após o envio da versão final do texto e as obras serão disponibilizadas no repositório da Universidade.   Publica UFMS Além de estimular, incentivar e dar visibilidade e divulgação às produções da Universidade e de autores sul-mato-grossenses, os objetivos do Publica UFMS são fomentar ações de pesquisa e de pós-graduação relevantes para a sociedade, com impactos na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação; fortalecer os programas de pós-graduação stricto sensu e a Editora UFMS, contribuindo para as políticas do livro e da leitura no país; e promover a interação transformadora entre a UFMS e outros setores da sociedade, entre outros. O Publica UFMS já é realizado há quatro anos pela Instituição. “Desde 2019, o edital tem tido uma ótima aceitação no meio acadêmico-científico. Penso que os autores que têm suas obras aprovadas possuem uma ótima oportunidade de divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos de relevância para o desenvolvimento econômico, social, cultural e inovador no estado de Mato Grosso do Sul e Brasil”, finalizou a secretária da Editora UFMS.

Filmes retratam problemas urgentes da Amazônia pelo olhar da população afetada
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Crise da biodiversidade está ligada a forma limitada de valorizar a natureza, avaliam cientistas

Fonte: FAPESP Elton Alisson | Agência FAPESP – A forma como a natureza é valorizada nas decisões políticas e econômicas é um fator-chave da crise global da biodiversidade e uma oportunidade vital para enfrentá-la, de acordo com uma avaliação metodológica de quatro anos feita por 82 cientistas e especialistas de todas as regiões do mundo. Aprovado no sábado (09/07), em Bonn, na Alemanha, por representantes dos 139 Estados-membros da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) – incluindo o Brasil –, o relatório de avaliação sobre os diversos valores e valorização da natureza aponta que há um foco global dominante em lucro de curto prazo e crescimento econômico nas decisões políticas, muitas vezes desconsiderando outros múltiplos valores. As decisões econômicas e políticas têm priorizado predominantemente valores da natureza particularmente baseados no mercado, como aqueles associados aos alimentos produzidos intensivamente, ignorando os muitos valores não comerciais, como a regulação climática e a identidade cultural, ponderam os autores. “Com mais de 50 métodos e abordagens de avaliação, não faltam formas e ferramentas para tornar visíveis os valores da natureza”, disse o professor Unai Pascual, um dos coordenadores do trabalho. Segundo os autores, apenas 2% dos mais de mil estudos revisados consultam as partes interessadas sobre os resultados da avaliação e apenas 1% dos trabalhos envolveu as partes interessadas em todas as etapas do processo de valorização da natureza. “O que está em falta é o uso de métodos de avaliação para combater assimetrias de poder entre as partes interessadas e incorporar de forma transparente os diversos valores da natureza na formulação de políticas”, apontou Pascual. O relatório foi elaborado com base em uma ampla revisão realizada por especialistas em ciências sociais, economia e humanidades, e fundamentado em mais de 13 mil referências – incluindo artigos científicos e fontes de informação de conhecimento indígena e tradicional. Também se baseou diretamente na Avaliação Global da IPBES de 2019, que identificou o papel do crescimento econômico como um dos principais impulsionadores da perda da natureza, com 1 milhão de espécies de plantas e animais agora em risco de extinção (leia mais em agencia.fapesp.br/30430/). Um dos autores é a brasileira Simone Athayde, professora da Universidade Internacional da Flórida, nos Estados Unidos. Aumento dos estudos O relatório aponta que o número de estudos sobre valorização da natureza aumentou em média mais de 10% ao ano nas últimas quatro décadas. O foco mais proeminente dos estudos de avaliação recentes (2010-2020) tem sido a melhoria da condição da natureza (65% dos estudos de avaliação revisados) e a melhoria da qualidade de vida das pessoas (31%), com apenas 4% focados em melhorar as questões relacionadas à justiça social. Cerca de 74% dos estudos de avaliação focaram em valores instrumentais, com 20% focados em valores intrínsecos e apenas 6% focados em valores relacionais. “A avaliação fornece aos tomadores de decisão ferramentas e métodos concretos para entender melhor os valores que indivíduos e comunidades atribuem à natureza”, disse Patricia Balvanera, uma das coordenadoras do relatório. “Também disponibiliza diretrizes sobre como melhorar a qualidade da avaliação, levando em consideração a relevância, a robustez e os requisitos de recursos de diferentes métodos de avaliação”, afirmou. Uma das conclusões dos autores é que há uma série de valores profundamente arraigados que podem ser alinhados com a sustentabilidade, enfatizando princípios como unidade, responsabilidade, administração e justiça, tanto para com outras pessoas quanto para com a natureza. “Mudar a tomada de decisões para os múltiplos valores da natureza é uma parte realmente importante da mudança transformadora em todo o sistema e necessária para lidar com a atual crise global de biodiversidade”, disse Balvanera. “Isso implica redefinir ‘desenvolvimento’ e ‘boa qualidade de vida’ e reconhecer as múltiplas maneiras pelas quais as pessoas se relacionam umas com as outras e com o mundo natural”, avaliou. Os autores identificam quatro “pontos de alavancagem” centrados em valores que podem ajudar a criar as condições para a mudança transformadora necessária para futuros mais sustentáveis e justos: reconhecer os diversos valores da natureza; incorporar a avaliação na tomada de decisão; realizar reformar políticas e regulamentos para internalizar os valores da natureza; e mudar as normas e metas sociais subjacentes para se alinhar com os objetivos globais de sustentabilidade e justiça. “A biodiversidade está sendo perdida e as contribuições da natureza para as pessoas estão sendo degradadas mais rapidamente agora do que em qualquer outro momento da história humana”, disse Ana María Hernández Salgar, presidente da IPBES. “Isso ocorre em grande parte porque nossa abordagem atual às decisões políticas e econômicas não leva em conta suficientemente a diversidade dos valores da natureza”, avaliou. A dirigente sublinhou que o relatório está sendo lançado em um momento bastante oportuno, pouco antes do acordo esperado ainda este ano pela Convenção das Partes sobre a Diversidade Biológica (CDB) sobre uma nova estrutura global de biodiversidade para a próxima década. O sumário para formuladores de políticas do relatório está disponível em: https://zenodo.org/record/6813144#.YswiQnbMLIU. 

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Estudos em homenagem ao professor Peter Häberle: contribuições à sociedade informacional

Estudos em homenagem ao professor Peter Häberle: contribuições à sociedade informacional Por Mariana Ribeiro Santiago (Autor), Bruno Torquete Barbosa (Autor), Mariana Ribeiro Santiago et al (Autor), Vladmir Oliveira da Silveira (Editor), Marcos Augusto Maliska (Editor), Ana Carolina Souza Fernandes (Editor) Clique aqui para comprar. É com júbilo que ora prefaciamos esta obra em homenagem ao Prof. Dr. Peter Häberle, jurista, internacionalmente aplaudido pela importância de sua grandiosa obra para o estudo do direito constitucional e pela enorme influência de seu pensamento no constitucionalismo brasileiro e mundial. Com o escopo de divulgar o pensamento desse ilustre professor, esta obra coletiva possibilita um intercâmbio cultural entre juristas, que, com ciência e arte, baseados em rica bibliografia, enfrentam, sob uma perspectiva crítico-reflexiva, temas relevantes como: a ordem econômica no mercado globalizado e o constitucionalismo cooperativo cultural, face as novas regras gerais de proteção de dados (Bruno Torquete Barbosa e Vinicius Mendes e Silva); a concretização do Estado constitucional cooperativo através da promoção do desenvolvimento (Gabriela Eulálio de Lima e Sinara Lacerda Andrade); a concepção da dignidade humana do Estado Social Constitucional brasileiro: uma abordagem a partir de Peter Häberle (Guilherme Massau e Thiago Rafagnin); 30 anos da Constituição de 1988 e a importância de um modelo de Estado resiliente para a Buegerdemokrate (Luciana Cristina de Souza); abertura dos intérpretes do constitucionalismo americano (Irene Patrícia Nohara e Daniel Scheiblich Rodrigues); a participação democrática na legitimação das decisões das Cortes Constitucionais (Emerson Ademir Borges de oliveira, Jefferson Aparecido Dias e Rafael José Nadim de Lazari); a interpretação constitucional como criação do direito: a contribuição de Peter Häberle para o tema pluralismo e constituição (Marcos Augusto Maliska); a paz como pressuposto para o desenvolvimento: um estudo comparativo entre o índice de desenvolvimento humano e o índice global de paz (Mariana Ribeiro Santiago, Ocimar Barros de Oliveira e Vladmir Oliveira da Silveira).O rico conteúdo desta obra revela firmeza de ideias, criatividade e sensibilidade jurídica de seus co-autores. (…)Parabenizamos os coordenadores Mariana Ribeiro Santiago, Vladmir Oliveira da Silveira e Marcos Augusto Maliska e a organizadora Ana Carolina Souza Fernandes pela iniciativa dessa justa e meritória homenagem ao Prof. Dr. Peter Häberle, presenteando a comunidade jurídica com esta obra exemplar, que não só contém estudos valiosos para os que militam na área, como também vem engrandecer a literatura jurídica nacional.Maria Helena DinizDo Prefácio.

As crises internacional e nacional e os reflexos na governabilidade do País
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As crises internacional e nacional e os reflexos na governabilidade do País

Fonte: SYMPLA Descrição do evento Como fica a governabilidade no cenário atual? E no futuro? Vivemos um momento sem precedentes na nossa história. Temos uma retomada que traz desafios inéditos, após uma pandemia que causou uma crise sanitária mundial. Enfrentamos as consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia. E estamos em ano eleitoral. Entender a governabilidade do País neste cenário – e visualizar possíveis desdobramentos para o futuro – não é uma tarefa simples. Por isso, a AIDE, a FecomercioSP e o Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, promoverão um encontro presencial exclusivo com alguns dos juristas mais respeitados do Brasil (e, inclusive, um ex-presidente). Não perca esta oportunidade única. Inscreva-se e participe. PROGRAMAÇÃO (8h30 às 9h40) ABERTURA  PAINEL 1: A HARMONIA DOS PODERES E A GOVERNABILIDADE DO PAÍS Presidente: Min. Ives Gandra da Silva Martins Filho – Ministro do TST e Vice-Presidente da AIDE Mesa: Min. Maria Cristina Peduzzi – Ministra do TST Dr. Elival Da Silva Ramos – Ex-Procurador-Geral de SP, Professor da USP e Advogado Dr. José Renato Nalini – Desembargador do TJSP aposentado e Acadêmico da AIDE) (9h45 às 11h) PAINEL 2: OS IMPACTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS DAS CRISES INTERNACIONAL E NACIONAL Presidente: Dra. Beyla Esther Fellous – Sócia da Francisco Rezek Advogados e Professora do Ceu Law School Mesa: Gesner de Oliveira – Membro do Conselho de Administração da Braskem, TIM e da ESTRE Ambiental Dr. Edvaldo Brito – Professor Emérito da UFBA e Mackenzie e Consultor Tributário e Acade e Acadêmico da AIDE Min. Francisco Rezek – Ministro do Supremo Tribunal Federal Aposentado e Acadêmico da AIDE (11h às 12h) ENCERRAMENTO  PAINEL 3: 2023 – OS DESAFIOS PARA O BRASIL Presidente: Samantha Ribeiro Meyer-Pflug Marques – Presidente da AIDE Mesa: Ives Gandra da Silva Martins – Presidente de honra da AIDE e do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO/SP Michel Temer – ex-Presidente da República e Acadêmico da AIDE (12h às 13h) NETWORKING  Programação sujeita a alterações sem aviso prévio* Dúvidas? Entre em contato conosco através do e-mail: marketing@fecomercio.com.br Local FecomercioSP Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista São Paulo, SP

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo
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A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país.

Fonte: Bienal A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Esse reencontro está marcado para os dias 02 a 10 de Julho no Expo Center Nortecom uma programação multicultural abrangente mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão! O evento é palco para celebrar a transformação que os livros fazem na vida das pessoas, e mais uma vez supera todas as expectativas comercializando 100% do espaço disponível com diversos expositores trazendo novidades para o todos os públicos. Para completar essa edição histórica, teremos como Convidado de Honra – Portugal, quando celebramos os 200 anos da independência do Brasil, unidos eternamente em nossa língua mátria.  Aproveite agora e garanta já o seu ingresso para fazer parte do reencontro mais esperado dos últimos anos!  

Abertas as chamadas de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)
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Abertas as chamadas de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)

As modalidades representam o mais alto nível de pesquisadores do país. O prazo de submissão é até 7 de julho de 2022 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançam chamadas para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Juntas, são cerca de R$ 300 milhões de investimento total no pagamento das bolsas, ao longo de suas vigências. A submissão de propostas está aberta e vai até 7 de julho de 2022. O resultado final deve ser divulgado em fevereiro de 2023. Bolsas PQ Bolsas de mais alto nível do CNPq, destinada a pesquisadores de destaque em suas áreas. Atualmente, são cerca de 15 mil bolsistas. Essa modalidade é composta de duas categorias: 1 e 2. Para estar apto a receber Bolsa na Categoria 1, é preciso ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2014. Para a Categoria 2, ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2019. Os critérios de avaliação são definidos por cada Comitê de Assessoramento (CA), que julgará as propostas. Acesse a chamada na íntegra e os critérios em http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=10628 Bolsas DT As Bolsas são destinadas a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. São cerca de 800 bolsas anuais dessa modalidade. As Áreas Tecnológicas abordadas nessa Chamada são: Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Agrárias, Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Materiais, Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços, Energia. Também concedidas em duas categorias, as Bolsas DT de Categoria 1 são destinadas a pesquisadores(as) que possuem oito anos, no mínimo, de doutorado, por ocasião da implementação da bolsa ou pelo menos 10 anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico e em atividades de extensão inovadora e de transferência de tecnologia. Para as de Categoria 2,os(as) pesquisadores(as) devem possuir três anos, no mínimo, de doutorado por ocasião da implementação da bolsa ou pelo menos cinco anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico e em atividades de extensão inovadora e de transferência de tecnologia. Acesse a chamada na íntegra e os critérios em http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=10624      

VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
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VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra

O Congresso O “VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar” é realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, o Centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de DIreitos Humanos. A comissão Organizadora, abaixo relacionada, convida toda a comunidade académica para um momento de reflexão e de debates acerca de diferentes e relevantes problemáticas sócio-jurídicas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos. A proposta deste evento académico internacional é fomentar, conforme sua proposição temática, a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.​ Saiba mais sobre o Congresso clicando aqui para saber quem já passou por aqui em edições anteriores, acessando o acervo de fotos! Comissão Organizadora ​Prof. Doutor Vital Moreira Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra​. Prof. Doutor Jónatas Machado Presidente do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos). Diretor e Professor Catedrático  da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. ​Mestre Carla de Marcelino Gomes Diretora Executiva e Investigadora do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos)​.​ ​Mestre Catarina Gomes Consultora em Educação para os Direitos Humanos e Investigadora do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos)​. Doutoranda da Universidade de Coimbra​. ​Prof. Doutor César Augusto Ribeiro Nunes Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH). Investigador do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas/SP).​​ ​Prof. Doutor Leopoldo Rocha Soares Vice-Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH). Investigador do Ius Gentium Conimbrigae (IGC/Centro de Direitos Humanos). Professor e Coordenador do Curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campinas/SP).

CAPES oferece 60 mil bolsas para formação de professores
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CAPES oferece 60 mil bolsas para formação de professores

Fonte: CAPES A CAPES publicou nesta sexta-feira, 29 de abril, os editais (aqui e aqui) dos programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, que irão oferecer 61.680 bolsas para formação de professores da educação básica. Nesta fase, serão selecionadas propostas de 250 instituições de ensino superior para cada um dos programas. O prazo para apresentação dos projetos vai até 10 de junho. O Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano da escola. Já o Residência Pedagógica atende estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuam para a formação teórica e prática e o aperfeiçoamento profissional. Nos dois programas, as atividades dos bolsistas são desenvolvidas na rede pública de educação básica. O processo seletivo dos bolsistas é realizado pelas próprias instituições. Ao todo, serão cerca de 30 mil bolsas pelo Pibid e outras 30 mil pelo Residência Pedagógica, beneficiando, aproximadamente, 60 mil alunos de licenciatura. Também há concessão de benefícios  a professores das instituições de ensino superior e das escolas públicas de educação básica participantes dos projetos. Todas as unidades da Federação serão atendidas pelos Pibid e Residência Pedagógica. A quantidade maior de benefícios irá  para o Nordeste: 19.734. Em seguida vem o Sudeste, com 15.654. O Sul receberá 11.613 bolsas, o Norte 7.572, e o Centro-Oeste 7.107. “Esses investimentos demostram o efetivo compromisso da CAPES como a educação básica brasileira e com qualidade da formação não só de professores, mas também de crianças e jovens que serão agentes de desenvolvimento do nosso País”, destaca Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES. “Continuaremos atuando para propiciar um maior investimento e a correção das assimetrias regionais e educacionais do nosso País”, acrescenta. A duração do benefício é de até 18 meses. Podem participar instituições públicas, privadas e comunitárias, que devem apresentar, no máximo, uma proposta para cada programa, com detalhamento das ações e atividades previstas. As inscrições são feitas pelo Sicapes. O resultado com a relação dos projetos selecionados nos dois programas está previsto para ser publicado em 5 de agosto. Em seguida, iniciam-se as atividades e as concessões de bolsas. As diretrizes dos editais do Pibid e Residência Pedagógica foram discutidas pelo público de interesse dos programas em seminário promovido pela CAPES nos dias 8 e 9 de março deste ano.

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Reaberto prazo para apresentação de artigos sobre mulheres

Fonte: CAPES Dia 30 de junho é o novo prazo para apresentação de artigos científicos que farão parte da edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) sobre mulheres na educação. Serão selecionados até 12 textos. A alteração do cronograma foi publicada nesta quarta-feira,04, no Diário Oficial da União. O Tema da edição comemorativa da RBPG é a representação feminina na pós-graduação e nas políticas educacionais brasileiras. Os autores podem submeter suas produções no site da revista, onde também estão descritos os critérios e as orientações sobre a seleção dos artigos. O interessado deve se cadastrar no sistema da RBPG e informar um e-mail de contato. Os artigos serão analisados entre julho e agosto e a publicação está prevista para novembro deste ano. A edição especial da revista reconhecerá o papel das cientistas, professoras e pesquisadoras na construção da ciência e da educação no Brasil, especialmente no desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A RBPG comemorativa também vai difundir a produção científica nacional, estudos e pesquisas para a igualdade de gênero. Outro objetivo da publicação é incentivar o debate e promover maior participação feminina na ciência, tecnologia e inovação. RBPG Editada desde 2004 pela CAPES, a Revista Brasileira de Pós-Graduação busca a disseminação do conhecimento científico por meio de estudos relativos à educação – especialmente ensino superior e formação de professores para a educação básica –, à ciência e tecnologia, à cooperação internacional e à inovação. A RBPG é um periódico técnico-científico com publicação semestral. Contudo, em circunstâncias especiais, são publicadas edições temáticas com assuntos relevantes à administração pública, à comunidade científica e à sociedade, contribuindo significativamente para a difusão de conhecimento.

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