Próximos Eventos

Agenda CONPEDI 2023

Foi divulgada a agenda de eventos para 2023 do CONPEDI, com 3 atividades confirmadas e seus locais. Seguem abaixo as datas dos eventos: O VI Encontro Virtual ocorrerá entre os dias 20 e 24 de junho, que facilitará uma maior integração de todos os acadêmicos do país. O XII Encontro Internacional, será realizado na Argentina entre os dias 12 e 14 de outubro. O XXX Congresso Nacional do CONPEDI será sediado em Fortaleza-CE, entre os dias 15 e 17 de novembro. Mais detalhes dos eventos ainda serão divulgados pelo CONPEDI, para ver mais informações clique aqui.

Oportunidades

CAPES e UEMA abrem mais de 100 mil vagas para cursos on-line

ACAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estão com inscrições abertas para mais de 100 mil vagas de cursos gratuitos. Entre eles encontram-se novas temáticas de capacitação on-line, como Gestão Escolar da Educação Básica, Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos e Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais. Os cursos são oferecidos para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, para profissionais do setor público e privado e, ainda, para a comunidade em geral. A capacitação em Gestão Escolar da Educação Básica provoca educadores a identificar e compreender fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais. O curso também busca discutir o papel do gestor na organização do trabalho pedagógico e dos espaços e tempos escolares, bem como analisar a implantação da gestão democrática no âmbito escolar. Serão 60 horas de duração, cumpridas integralmente na modalidade a distância. O curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos. A carga horária do curso, totalmente realizado on-line, será de 30 horas. Já o curso Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e promove o letramento digital de professores alfabetizadores. Além de uma reflexão sobre as concepções de alfabetização e letramento, o conteúdo propõe a identificação de métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas, bem como a caracterização dos principais métodos de alfabetização. As aulas são divididas em três módulos, com duração total de 60 horas, realizadas integralmente a distância. O conteúdo dos cursos e o formulário para inscrições podem ser encontrados na página da plataforma Eskada, mantida pela UEMA, clicando neste link. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão. Sobre a parceria Desde 2020, a CAPES e a UEMA mantêm parceria para a formação de professores, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências em tecnologias educacionais digitais. Um dos frutos dessa parceria foi o curso Formação para Docência Digital em Rede, ministrado por professores brasileiros e portugueses e com certificação dupla, chancelada pela instituição de ensino maranhense e pela Universidade Aberta de Portugal. Ao todo, serão ofertadas 300 mil vagas, entre os novos cursos e outros já lançados, tais como Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em Educação a Distância e Multimeios em Educação, sempre pela plataforma Eskada. Há vagas abertas para todos os temas e as inscrições podem ser realizadas no mesmo link da plataforma.

Oportunidades

Concurso para professores da UFMS oferece 11 vagas

A partir do dia 2 de janeiro, estarão abertas as inscrições no concurso público para professor do magistério superior na UFMS. São 11 vagas distribuídas entre unidades da Cidade Universitária e os Câmpus de Paranaíba (Cpar), de Três Lagoas (CPTL) e de Nova Andradina (CPNA). De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício Luciana Martha Carvalho de Jesus, parte das vagas são provenientes de aposentadoria, outras são provenientes de distribuição do Ministério da Educação. “Desde 2020 conseguimos contratar 112 professores. Neste concurso, temos três vagas novas”, explica Luciana. Na Cidade Universitária, são quatro vagas. Há oportunidades para médicos especialistas ou com residência em Neurocirurgia, na Faculdade de Medicina; para doutores em Psicologia, Psicologia Social ou Psicologia do Desenvolvimento Humano, na Faculdade de Ciências Humanas: para doutores em Engenharias II, Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos, no Instituto de Química; e para doutores em Comunicação e Informação ou Artes, na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Já no CPTL, há cinco vagas para médicos, sendo uma para especialistas ou residentes em Ortopedia; duas, em Cirurgia Geral; e duas, em Clínica Médica. No Cpar, há uma vaga para médicos veterinários com doutorado em Medicina Veterinária. E, uma vaga no CPNA, para engenheiros de produção com doutorado em Engenharias, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, de Materiais e Metalúrgica, Meio Ambiente e Agrárias ou Interdisciplinar. As inscrições devem ser feitas até 5 de fevereiro, exclusivamente no portal concursos.ufms.br. Os candidatos devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados no edital, em formato PDF. É necessário pagar taxa de R$ 250,00. O valor estimado da remuneração é de R$ 2.688,95 para professores auxiliares – nível 1 (especialistas) e de R$ 10.074,18 para professores adjuntos A – nível 1 (doutores). As provas devem ser realizadas entre 14 e 17 de março. Sorteio de vagas reservadas Nesta quinta-feira, 29/12, a partir das 14h, será realizada a sessão pública para sorteio de vagas reservadas. Como o total de vagas oferecidas no concurso é de 11, serão reservadas uma vaga, ou 5%, para pessoa com deficiência e duas vagas, ou 20%, para inscritos como pessoas pretas ou pardas. O sorteio será realizado no gabinete da Progep, localizado na Cidade Universitária, primeiramente, para a vaga reservada às pessoas com deficiência. No caso de não haver candidatos inscritos para as vagas reservadas, as mesmas serão destinadas à ampla concorrência. Todos os editais e mais detalhes sobre o concurso podem ser conferidos aqui.   Fonte: UFMS

Próximos Eventos

Webinario “Migraciones y Derechos Humanos”

En Conmemoración del 10 de Diciembre. Día Internacional de los Derechos Humanos 14 de Diciembre de 2022 a las 15:00 horas Dirección y presentación: Mª. Esther Martínez Quinteiro Ponentes: Kenia Silva Guimarães y Pedro Garrido Rodríguez Enlace: https://usal-es.zoom.us/j/89284332853

Próximos Eventos

PAINEL: Encontro da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (Direitos Humanos e Democracia)

A Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos foi fundada em 10 de setembro de 2019, na sede na Capes em Brasília, por programas de Pós-Graduação em Direito, representantes de todas as regiões do Brasil. São membros da Rede: UNESC, UNIRITTER, UNIJUÍ, UFMS, PUC-CAMPINAS, UNIT, UNICAP, CESUPA, UFPA. É objetivo geral da rede: propugnar a partir de um referencial crítico, interdisciplinar, intercultural e transformador da realidade social, reunir os Programas de Pós-Graduação em Direito que pesquisam a temática dos direitos humanos, com vistas ao seu fortalecimento, defesa e garantia, bem como estimular a produção científica e extensionista em rede entre os seus membros. Objetivos/ações específicos(as) da rede: e1) fortalecer a pesquisa jurídica em direitos humanos, a partir de uma perspectiva que considere o ensino, a pesquisa e a extensão; e2) propugnar pela criação de uma rede ibero/latino/americana de pesquisa em direitos humanos; e3) realização de um evento anual no segundo semestre e uma reunião de trabalho no primeiro semestre (preferencialmente no Conpedi); e4) possibilitar a publicação conjunta entre os(as) pesquisadores(as) que fazem parte da rede; e5) Lutar pela defesa e garantia do direitos humanos, principalmente dos grupos socialmente mais vulneráveis; e6) publicação de uma obra anual da rede; e7) possibilitar a realização de pesquisas conjuntas entre os membros da rede, inclusive, com participação em coorientações, bancas de mestrado e doutorado, etc.; e8) estimular a mobilidade entre os membros da rede (docentes e discentes), inclusive a validação de créditos cursados entre as instituições; e9) propugnar pela construção de projetos de pesquisa e de extensão comuns e o fortalecimento das clínicas em direitos humanos.   Data: 08 de dezembro Horário: 09:00 horas Local: Sala 208 – Bloco 6B Fique por dentro da programação completa em conpedi.org.br   Fonte: Conpedi

Notícias

Chamada de Artigos para o Dossiê Temático “Educação, Direitos Humanos e Inclusão”.

A presente proposta busca discutir o Direito à Educação e sua interface com a Educação em Direitos Humanos e a Inclusão, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2030), em especial no ODS 4 – “Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (ONU, 2015). Dentre as metas do ODS 4, almeja-se pesquisas sobre as metas 4.5 e 4.7, portanto, sobre quais medidas têm sido aplicadas nos países que integram a América Latina acerca do acesso à educação e uma formação para a cidadania global, incluindo a igualdade de gênero e os direitos humanos, em todos os níveis de: a) políticas nacionais de educação; b) currículos escolares; c) formação dos professores e d) avaliação dos alunos. Assim, as pesquisas devem versar sobre teorias, políticas e práticas para: (i) enfrentar/minimizar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade; (ii) garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural. A chamada aceita a submissão de artigos originais e inéditos, no formato de  relato de pesquisa, ensaio teórico ou revisão da literatura, cujo objeto tenha relação com os temas Direito à Educação, Educação e/em/para Direitos Humanos e Educação/Direitos Humanos/Inclusão, que abordem e/ou se relacionem com (i) políticas públicas e sua eficiência/efetividade/eficácia; (ii) judicialização, juridicização, justiciabilidade e ativismo judicial,  (iii) aos desafios e dificuldades vivenciados para atender a OSD 4 no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Serão aceitos artigos redigidos em inglês, português, italiano, espanhol, alemão e francês. Prazo de Submissão: 10 de novembro de 2022 até 20 de janeiro de 2023. As normas de formatação dos trabalhos encontram-se em: Diretrizes para Autores Organizadores do Dossiê Temático: Profa. Dra. Griselda Alfaro (Universidad Nacional de Tucumán, Facultad de Derecho y Ciencias Sociales) Doctora en Humanidades. Master en Protección Internacional de Derechos Humanos. Abogada. Docente-Investigadora Universidad Nacional de Tucumán, Facultad de Derecho y Ciencias Sociales. Asesora Defensoria del Pueblo de Tucumán. Profa. Dra. Ana Cláudia dos Santos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPTL) Possui graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (2002), pós-graduação lato sensu” – especialização em Direito e Gestão Empresarial pela Associação de Ensino e Cultura do Mato Grosso do Sul (2004), MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Universidade Anhanguera-UNIDERP(2013), pós-graduação “stricto sensu”- mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2008) e pós-graduação, “stricto sensu” – doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD).Atualmente é Professora Adjunta do Grupo do Magistério Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, no curso de Bacharelado em Direito, em regime de dedicação exclusiva. É líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Direitos Fundamentais (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7058758231547004), membro da Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos e membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. Prof. Dr.Washington Cesar Shoiti Nozu (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD) Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX).   Fonte: Conpedi

Oportunidades

Mestrado em Letras abre 590 vagas em todo o País

Professores de Língua Portuguesa podem se inscrever de 14 de novembro a 15 de dezembro  O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) recebe inscrições de 14 de novembro a 15 de dezembro. São 590 vagas destinadas a professores de Língua Portuguesa em exercício no ensino fundamental da rede pública de todo o Brasil. O resultado final da seleção será divulgado a partir de 06 de março do próximo ano. O exame nacional de acesso ao ProfLetras é executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenadora nacional do Programa. Para concorrer, além de preencher os requisitos exigidos no edital e o formulário de inscrição,  disponível no site do Comperve, os interessados devem pagar uma taxa de R$150. O ProfLetras conta com 49 instituições de ensino superior associadas e é uma das doze seleções autorizadas para a Chamada 2022/2023 do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) da CAPES. ProEB: Para melhorar a qualidade do ensino nas escolas da educação básica pública brasileira, o ProEB promove a formação continuada de professores, no nível de pós-graduação stricto sensu. Além disso, oferece uma rede nacional para cursos promovidos por instituições de ensino superior públicas de tradição e valoriza as experiências adquiridas com a prática. Desse modo, aponta perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.

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